Como forma de organizar o trabalho a ser desenvolvido no ambiente da empresa, faz-se necessária a construção de regras e mecanismos de controle interno, de maneira que haja uma orientação geral a ser seguida por todos os empregados.
Um regimento interno trabalhista, ou regulamento interno, é um documento que detalha as regras e normas que regem o relacionamento entre o empregador e os empregados dentro de uma empresa, complementando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o contrato de trabalho. Ele estabelece direitos e deveres, além de regulamentar aspectos específicos da vida laboral que não estão contemplados na legislação.
Além do Regimento Interno, podem ser criadas outras normas organizacionais, como por exemplo sobre o uso de vestimentas, forma de atendimento de clientes, uso de equipamentos da empresa, exercício de trabalho externo, entre outras.
A normatização tem como pilar a organização do ambiente empresarial com regras claras a serem observadas por todos os empregados por ela abrangidos.
Todos os direitos reservados – Pedro Barbosa Advogados Associados |